quinta-feira, 21 de maio de 2009

Uma figurinha intragavel















Catalogo da
Macmillan Readers




As experiencias com titulos de jornal e revistas, guias comerciais e feiras e eventos, foi me deixando com uma visão mais globalizada, sabia criar e consolidar um projeto do "boneco" a distribuição, e sabia quando o mercado dava mostras do que precisava.
Se me tornei um profissional mais completo, por outro lado me tornei para alguns, uma figurinha por vezes intragavel.
A frente do comercial, meu leque de relacionamentos se ampliou e isso me fez ser convidado a comandar projetos, novos ou reformulações, e minha visão alem de apenas uma "nova diagramação" me colocou eternamente em conflito.
Confesso que fazia questão de gerar esse conflito quando escutava de funcionários que me desculpem o chulo, mas diziam: Tal cliente só enche o saco, ou tal cliente é folgado! Já tinha aprendido que cliente só "enche o saco" ou é "folgado" porque foi mal atendido. E o cliente é a razão de voce estar trabalhando.
Essa preocupação com a figura do cliente foi a culpada por me afastar prematuramente de projetos, certa ocasião, escutei do dono de uma empresa jornalistica a qual eu prestava serviços na elaboração de projetos, que, os clientes preferiam ser atendidos por mim do que pelo dono da empresa. Por causa da minha pouca paciencia com novatos, e pouco deslumbramento para os projetos ditos "revolucionários", eu já tinha participado de muitos embates calorosos, mas nunca por ciumes com o tratamento ao cliente.
Essa pouca paciencia me fez levantar da mesa na primeira semana como criação da house de uma importante empresa de aviação e ir para casa, quando escutei, do próprio dono da agencia que: - A empresa era tão importante, que era só colocar o logotipo e já vendia.
Tanto não foi assim, que a grande empresa de aviação quebrou, deixando espalhados os restos de seus logotipos por todos os lados... A empresa parece que ensaia uma volta, com o logotipo mais clean... será que só o logotipo mais clean vende mais?
Lojas CCP, acostumados com jornal produzido para o publico final e conseguindo sua migração para revista institucional.

Nenhum comentário: